Monday, June 05, 2006

 


GALILEU GALILEI

No sábado passado fui assistir à representação desta peça de Brecht, no Teatro Aberto.
Boa actuação, em geral, de toda a Companhia, com especial relevo para o Rui Mendes, no protagonista (que memória de elefante!)..
Grande Homem foi aquele aquariano de há quase 450 anos, sábio entre os sábios, mulherengo, glutão e bebedor, amigo da vida e da ânsia permanente de saber mais e mais.
A encenação, aproveitando as três versões que Brecht fez desta peça, dá-nos um retrato de corpo inteiro do tamanho humano e científico deste homem, a lutar pelas suas ideias (e para salvar o pelo...) diante dos anõezinhos que então dominavam o mundo.
A Igreja católica, como seria de esperar, sai muito mal vista no contexto. Não obstante o processo de reabilitação de Galileu levado a cabo por iniciativa de João Paulo II, nem por isso se deve esquecer o obscurantismo, os interesses estabelecidos e o fanatismo que obrigaram aquele génio de 70 anos de idade, cheio das suas certezas, a abjurar de tudo em que acreditava (ver texto da Abjuração em
www.conviteafisica.com.br/home_fisica/biografia/biografia_galileu.htm).
Um belo resumo do que foi o drama da vida deste gigante pode ler-se no poema que António Gedeão lhe dedicou, por altura da celebração dos 400 anos do seu nascimento - ler em www.citi.pt/cultura/literatura/poesia/antonio_gedeao/galileu/index.html

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?