Monday, September 25, 2006

 

E assim se foi o "Sêbas"!
Em Outubro de há 3 anos, à noite, um gatinho negro/pigarço, apareceu a miar debaixo do carro estacionado à porta. Pensei ser o Gaspar (o nosso 3º gato) e, com a ajuda de uma lanterna, lá fui apanhá-lo. Depositei-o no jardim da casa fronteira, donde certamente seria originário, já que a gata preta ali residente, anda, normalmente no seu "estado interessante" e a espalhar descendência por tudo quanto é sítio.
Na manhã do dia seguinte a Ana e eu fomos encontrá-lo, à chuva, a miar no nosso recinto, debaixo da vedação de "viburnum timus". Ficámos encantados com a carinha dele e foi, de imediato, promovido a nosso 4º gato!
Levámo-lo ao Veterinário, para a desparasitação, tendo-no sido dito que ele não deveria ter ainda um mês. Fixámos, então, como dia de nascimento, o 25 de Setembro (para coincidir com o aniversário da Thessa).
Dada a sua voracidade, chamámos-lhe Sebastião ou, de modo sincopado, "Sêbas".
Durante praticamente toda a sua vida não deixou de "mamar", nos sítios onde se deitava, os tecidos que lhe serviam de cama, talvez devido a ter sido rejeitado pela sua progenitora.
Era, de todos, o gato mais dócil, a quem tudo se podia fazer, sem o risco de uma resposta agressiva.
Faria hoje três anos o nosso "Sêbas"! Faria se, no passado dia 15, não tivesse sido morto de maneira algo estranha. O corpo, intacto, ainda quente, sem a menor beliscadura ou vestígios de sangue, estava deitado, como a dormir, à beira do passeio, próximo da estrada principal e a uns cinquenta metros da nossa casa.
Apanhámo-lo e fizemos-lhe uma sepultura, no jardim onde ficou enterrado, debaixo de uma pedra lapidar.
Não resistimos às lágrimas provocadas pela perda do nosso Sebastião e, principalmente, pela certeza de que a vida é tão efémera.

Comments:
Provavelmente se não o tivesses achado, teria tido um fim bem mais precoce. Mesmo que durante pouco tempo, teve a felicidade de saber o que é ser bem tratado.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?