Wednesday, September 13, 2006

 

"E Viva o Velho!"

Ontem, na reunião quinzenal do "Lions Clube de Lisboa", o meu companheiro João Vicente Saldanha de Oliveira e Sousa, simplicíssimo 4º Marquês de Rio Maior e 3º Conde da Azinhaga, explicou-me a origem desta expressão que, na linguagem corrente, tem o significado de "ainda bem que é assim!" ou "dêmos graças a Deus por ser assim!".
Encontramos a expressão, por exemplo, em Miguel Torga ("O Pastor Gabriel", in Novos Contos da Montanha, 3ª edição - Coimbra, pag. 37-41):
"...Era a hora do jantar e lá em cima os patrões comiam e bebiam à tripa-forra. Ele, coitado, teria uma malga de caldo no fim do banquete, e viva o velho!..." .
Pois então donde vem a expressão?
Dos admiradores do heróico Marquês Duque de Saldanha (1790-1876), antepassado daquele meu companheiro, cuja vida daria um notável filme de aventuras (ver biografia em http://www.arqnet.pt/dicionario/saldanha1d.html ) .
Foi um homem espantoso que, mesmo já depois dos oitenta anos, ainda se metia nas mais extraordinárias empresas das quais normalmente se saía de forma airosa. E daí o povo exclamar : E viva o velho!


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?