Friday, August 03, 2007

 














Volendam e Marken
Já vai a caminho de um mês que a "Tante Hol", sólida e muito esclarecida nos seus oitenta e tal anos, nos foi buscar, por volta da uma da tarde. Conduzia o seu velho Volkswagen, avisando que não lhe falássemos enquanto conduzia (mas revelou-se uma "acelera" de se lhe tirar o chapéu!).

Proporcionou-nos uma tarde inesquecível (para ela também foi um dia de férias, no seu viver de viúva solitária).

Levou-nos às maravilhosas Volendam e Marken, a poucos quilómetros de Amsterdam.

Volendam é uma das localidades mais visitadas pelos turistas que se dirigem à Holanda.

O porto de pesca, com a frota muito virada para a captura do arenque, é de uma fotogenia extraordinária, com as casa de madeira circundante a reflectirem-se na água.



Antigamente a população usava, no quotidiano, os seus trajos típicos, que, agora, só raramente podemos encontrar nalgumas lojas ou nos restaurantes; no entanto, estão imortalizados, em bronze, nalgumas estátuas naturalistas, postadas à borda do porto.

Daqui fomos para outra preciosidade: Marken.

Era, antigamente, uma ilha completamente isolada do "interland". Desde 1957 está ligada à parte continental por um dique, com diversos quilómetros, sobre o qual foi construída uma estrada de ligação.

Marken mantém a sua atmosfera inicial, já que se trata de uma terra protegida pelas instituições: pequenas estradas, onde não circulam automóveis, casas de madeira, pontes levadiças e o velho porto, que actualmente serve de marina.
Aí bebi uma fresquinha e saborosa cerveja. Entretanto, um homem, num perqueno barquito, fazia accionar uma caixa de música, , anunciando previamente, através de um altifalante, as peças que ia apresentar e que ele acompanhava com uma trompete. Belo espectáculo!
Marken é uma preciosidade que nenhum visitante da Holanda poderá perder!











Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?